Quais as vantagens de contratar uma garantidora no condomínio? - CondoConsult

Quais as vantagens de contratar uma garantidora no condomínio?

É quase que unânime: todo síndico busca soluções efetivas para lidar com problemas e desafios da gestão condominial e um dos principais motivos de preocupação é, inevitavelmente, a inadimplência, afinal, compromete a saúde financeira do condomínio e adia a realização de melhorias na vida dos condôminos. Em cenários de altos índices de inadimplência, aliás, torna-se extremamente complicado administrar um condomínio e mantê-lo com as contas em dia. Por isso, muitos síndicos e moradores optam por contratar uma empresa garantidora de receita, mas qual será a vantagem? As vantagens são inúmeras e é sobre isso que falaremos hoje. Acompanhe!

Primeiro de tudo, vamos entender o que é uma garantidora de condomínio…

Com mais frequência ouvimos falar sobre as “administradoras de condomínios” que, na maioria das vezes, gerenciam os funcionários e os serviços de limpeza, segurança e manutenção do condomínio. No entanto, para que todas essas frentes estejam funcionando perfeitamente, o fluxo de caixa precisa estar saudável e aí entra em cena as “garantidoras de condomínios”, empresas responsáveis por assegurar que jamais falte recursos financeiros para arcar com compromissos e adversidades e por assumir a cobrança extrajudicial e judicial de taxas condominiais com bastante profissionalismo.

Dessa maneira, ainda que os moradores não tenham efetuado o pagamento de suas taxas, a garantidora responsabiliza-se pela quantia e/ou pela cobrança das alíquotas atrasadas, impedindo que valores extras recaiam sobre condôminos adimplentes. Com a garantia de administrar adequadamente o empreendimento, o síndico passa a sentir maior segurança para cumprir o planejamento de obras e a previsão orçamentária de forma segura, além de proporcionar maior bem-estar aos moradores.

Opa, além de contar o que é uma garantidora de condomínios já apresentamos alguns dos benefícios, então vamos agora mesmo entrar nesse tema para você entender quais são as vantagens de contar com uma empresa garantidora atuando no seu edifício.

Ao contratar o serviço, a garantidora de condomínios assegura o pagamento total ou parcial da taxa de condomínio mensalmente, assume a emissão e gestão de boletos, além de realizar a cobrança de inadimplentes, oferecendo todo auxílio necessário para que os moradores possam quitar seus débitos antes que vire uma bola de neve. Associado a esses fatores, a contratação de uma garantidora proporciona outras facilidades e benefícios. Veja as cinco principais:

Tranquilidade para planejar obras e melhorias

Como a garantidora de condomínios antecipa 100% do pagamento dos inadimplentes, o síndico e a administradora sabem exatamente quanto vai entrar todo mês, eliminando surpresas e risco no orçamento. Assim, ainda que haja inadimplência, é possível planejar as finanças do condomínio para fazer obras e melhorias comumente adiadas.

Eliminação dos gastos jurídicos com cobrança

O processo de realizar cobranças costuma ser demorado e quando a negociação não ocorre de maneira amigável, exigindo cobranças judiciais, o condomínio precisa arcar, pelo menos inicialmente, com as custas judiciais, os honorários advocatícios e um longo tempo de espera pela resolução do processo, correndo o risco de receber uma quantia inferior à da dívida. Enquanto isso, síndicos e administradoras precisam fazer malabarismos para não comprometer as despesas e os condôminos adimplentes, por sua vez, deixam de usufruir possíveis benfeitorias. Com uma garantidora essa preocupação é simplesmente eliminada.

Economia financeira

Isso mesmo, ao contratar uma garantidora de condomínios na qual assegurará o repasse da receita, síndicos e administradoras terão maior poder de barganha para pleitear descontos, normalmente em torno de 5 a 15% inferiores aos praticados com pagamentos parcelados. Quanto maior o valor do produto ou serviço a ser adquirido, mais importante se torna dispor de recursos para buscar tal negociação. Pense nisso!

Acompanhamento da inadimplência e negociação de dívidas retroativas

A garantidora é uma empresa especializada em cobranças e por isso exerce esse papel com muita eficácia, tirando do síndico o fardo de se preocupar com os índices de inadimplência e o desgaste das cobranças. Ao contratar essa parceira, há possibilidade de disponibilizar a lista retroativa de inadimplência para que possam ser iniciadas as negociações, evitando, assim, a perda dos direitos creditórios por demora na cobrança.

Chance de reduzir a taxa condominial

Quando a inadimplência no condomínio é significativa, o síndico se vê no papel de aumentar as taxas condominiais para que serviços essenciais ao edifício permaneçam em perfeito funcionamento. Por outro lado, gera enorme desgaste com moradores adimplentes. O condomínio que conta com uma garantidora, na maioria das vezes, o efeito é o inverso: essa taxa condominial acaba justamente reduzindo, tendo em vista que o condomínio poderá contar com 100% da receita.

Possibilidade de antecipação de receitas futuras

Em emergências e sempre que necessário, o síndico pode contar com a antecipação de receitas futuras. Imagine só o condomínio ser condenado a pagar uma ação trabalhista a um funcionário e não dispor desse dinheiro imediatamente; ou receber a aprovação de uma obra importante, mas o investimento ser muito alto que o obrigue a esperar anos para executá-la. Para esses e outros casos, a Garantidora é capaz de antecipar o valor, descontando-o suavemente das parcelas futuras de todos os condomínios.

Viu só quantas vantagens?

Então agora responda:
Seu condomínio sofre com inadimplência e falta de dinheiro?
Precisa de uma solução urgente para resolver estes e outros problemas?

Se você disse SIM para alguma dessas perguntas, entre em contato conosco.

Na Condo Consult, síndicos e administradoras dispõem de serviços distintos para atender exatamente às demandas mais latentes do condomínio. São eles: Garantia Total de Receitas, Garantia Parcial de Receitas, Antecipação de Títulos Vencidos e Gestão da Cobrança. Confira cada um deles e verifique qual a melhor opção para o seu condomínio nesse momento, será um prazer garantir não apenas estabilidade financeira mas também a tranquilidade necessária para realizar uma administração adequada.

#FiquePorDentro

Gostaria de entender como é o processo de contratação de uma garantidora e tem dúvidas se é preciso convocar uma assembleia para tal? Então você precisa ler esse outro artigo!

Open chat
Vamos conversar?