Guia do  Airbnb para Síndicos
12 de Fevereiro de 2024

Guia do Airbnb para Síndicos

12 de Fevereiro de 2024
Guia do  Airbnb para Síndicos

Você sabia que a Airbnb disponibiliza um guia específico para síndicos? Além disso, ao acessar o site da empresa, você encontra um apartado totalmente dedicado a condomínios, onde se encontram explicações sobre legislação, deveres dos anfitriões, entre outras informações relevantes, tanto a síndicos como a pessoas que querem alugar seus imóveis nessa modalidade. Abaixo deixamos um breve resumo desse documento, para que todos nos condomínios possam se informar e conhecer os direitos e deveres ao utilizarem o serviço.

 

É importante destacar que, apesar de o guia afirmar que a locação via Airbnb está respaldada por lei, essa perspectiva é parcial. Segundo o advogado especializado em direito condominial, Leonardo Azevedo do escritório Azevedo, Paste & Surkamp, há decisões judiciais, inclusive do Superior Tribunal de Justiça (STJ), proibindo o uso do Airbnb em condomínios cuja convenção restrinja sua finalidade exclusivamente residencial. Muitos entendem que o Airbnb se equipara à hotelaria, validando essas proibições.

 

Portanto, se você é proprietário e planeja alugar seu imóvel em um condomínio por meio do Airbnb, é recomendável consultar a convenção e dialogar com o síndico sobre a viabilidade dessa prática. No caso dos síndicos, é fundamental estar bem informado sobre a legislação e as políticas da Airbnb para assegurar a segurança de todos envolvidos nos contratos de aluguel por curta temporada.

 

O guia do Airbnb para Síndicos exibe as ferramentas e procedimentos de segurança da empresa para anfitriões, inquilinos e vizinhança. Dentre as ferramentas principais, destacam-se:

  • - Canal de suporte à vizinhança: ferramenta disponível 24h, 7 dias por semana, para que a comunidade em geral possa comunicar, de forma fácil e rápida, eventuais problemas em reservas nas proximidades.
  • - Sistema de avaliações e comentários: antes de alugar, anfitriões e hóspedes podem verificar avaliações de comportamento passado, incentivando a escolha de usuários com melhores históricos.
  •  

Os procedimentos de segurança incluem:

  • - Proibição de festas;
  • - Endereços não identificados no anúncio;
  • - Central de atendimento disponível 24 horas por dia, todos os dias.
  •  

Além disso, o guia oferece dicas para uma convivência positiva em condomínios. Conforme explicado pela empresa, eles apoiam o cumprimento das regras, de maneira razoável, estabelecidas nos condomínios, por parte dos moradores e locatários.

 

Confira o documento na íntegra: Guia do Airbnb para Síndicos

Icone WhatsApp